Mestres

História dos Mestres

Há mais de 100 anos a história do Reiki é recontada. Encontramos textos com diferentes detalhes. No entanto, o fundamental é percorrer o caminho até as origens e perceber qual é a essência. Era uma vez…

No dia 15 de agosto de 1865 nascia no Japão Mikao Usui, estudioso e pesquisador que tinha uma ardente questão: como os Mestres Iluminados curavam com as mãos através do uso da Energia Vital Universal. Estudou durante vários anos e encontrou em escrituras antigas formas que indicavam como curar que teriam sido utilizadas por Buda. Durante 21 dias de meditação ele se percebeu pronto para receber o que o Universo tinha para oferecer.

Mikao Usui experimentou o que tinha recebido durante vários anos; com o conhecimento que ia adquirindo entendeu que não bastava curar o corpo. Era preciso corrigir o coração e a mente para que as verdades da alma pudessem ser expressas.

Entre seus alunos estava Chujiro Hayashi – almirante reformado da marinha imperial – que o auxiliou na sistematização dos cursos e tratamentos. Hayashi construiu uma clínica em Tóquio onde, em 1935, recebeu Hawayo Takata – senhora de 35 anos descendente de japoneses – que morava no Havaí. Ela chegou muito doente e após alguns meses estava curada.

Takata realizou sua formação no Japão nos 2 níveis e retornou ao Havaí dedicando o resto de sua vida à prática do Sistema Usui de Cura Natural com Reiki. Foi ela a responsável pela chegada do Reiki ao ocidente. Hawayo Takata morreu em 1980 e sua neta, Phyllis Lei Furumoto, na época com 35 anos, ficou responsável por manter acesa a chama dessa linhagem e da Tradição do Reiki.
Com a experiência ocidental surgiram diferentes formas dessa energia se manifestar. O estudo continua na busca da essência do Reiki e de toda sua possibilidade.