Maria Helena

maria_helena3

Formação:
– Pedagogia
– Psicoterapia Existencial
– Estudos em técnicas de Auto-Ajuda e Estudos de Metafísica
– Orientação psicológica

Conhecimentos de Reiki:

– Mestre do Sistema Usui de Cura Natural – USUI SHIKI RYOHO
– Iniciada em Reiki I por Jason Thompson em novembro de 1993
– Reiki II e Maestria por Ademir Engrácia em agosto de 2000 pela

The Reiki Alliance

-Praticante do Budismo nas tradições tibetanas desde 2000, sendo reconhecida como Pema Karpo
– Iniciação em CHAG WANG pelo Lama Gangchen Tulku Rimpoche em janeiro de 2001
-Autorizada a coordenar Centro Budista de Santos em 2002

-Encontro com SS Dalai Lama em maio de 2006

Na mocidade Maria Helena acreditou que a luta política era o caminho para construir uma sociedade mais feliz. Com a construção da sua família e com o correr da história percebeu que a verdadeira mudança acontece de dentro para fora de cada indivíduo e esse caminho pode ser muito variado.

Para ser útil na descoberta desses caminhos e dos trabalhos que facilitam cuidar das dores humanas comuns a todos nós – medo, ansiedade, frustração, decepção, falências, doenças, culpas, desprezo e solidão – conheceu varias escolas filosóficas e psicológicas e seus Mestres, a quem é profundamente grata.

Essas marcantes experiências possibilitam hoje, oferecer o trabalho de orientação psicológica com seriedade e brevidade que devolve a sensação de conforto , alegria e clareza.

Maria Helena nasceu em 23/05/51 em Santos. Tem 3 filhos: Mônica, Catarina e Vasco Filipe e 3 netos ,Thiago, Bella e Nícolas. Foram os filhos a inspiração para buscar um caminho para encontrar sentido para vida e serenidade no benefício aos seres.

Essa busca começou com um grupo de estudos da Sociedade Teosófica em 1966; desde este tempo teve vários mestres, entre eles Robert Happé, filósofo holandês com quem realizou estudos durante 9 anos.

Em 1993 encontrou o Reiki e foi iniciada por Jason Thompson – Mestre americano – que na época residia no Brasil. Em 1994 foi iniciada no Nível II por Ademir Engrácia no início de sua caminhada como Mestre. Esses professores, hoje, estão filiados à “The Reiki Alliance” e foi através desse sistema que Maria Helena foi iniciada como Mestre.

Durante o ano que passou em formação para a Maestria teve experiências marcantes na Sociedade de Yamaguishismo em Campinas; neste espaço, durante os cursos os alunos buscam ver o fato como ele é, diferenciar fato e pensamento, para a construção de uma sociedade feliz.

Outra experiência forte foi a vivência do “Processo Hoffman da Quadrinidade” – um caminho para enfrentar o que é a história pessoal e o que é a história do outro, facilitando a prática da compaixão.

Em Novembro de 2000 teve seu primeiro contato com a filosofia do Budismo. Na primeira quinzena de janeiro de 2001, esteve em São Paulo Lama Gangchen Tulku Rimpoche – Lama curador da ordem Gelugpa, a mesma a que pertence SS Dalai Lama (Em 1988 ele criou e orienta o Centro de Dharma para práticas e estudos do budismo tibetano em São Paulo). Entre várias atividades, participou durante um dia inteiro da iniciação que ele realizou em Chag Wang (iniciação das mãos para cura) para Mestres de Reiki e recebeu dele o nome de PEMA KARPO – LOTUS BRANCA.

Foi uma experiência bastante significativa e benéfica que já está sendo sentida também por vários de seus alunos.

Com essa iniciação que recebeu – uma aceleração de freqüência ou “empowerment” – de Lama Gangchen, se sentiu ainda mais próxima da essência do Reiki: Arte de Cura que desperta o nosso curador interno.

Modernamente o Reiki tem sua origem em reflexões e conexões que o monge Mikao Usui, no final do séc. XIX, realizou a partir de estudos dos Sutras Budistas, mais precisamente do Lotus Sutra. Seu grande mérito foi ter pensado um sistema de cura que pudesse ser praticado independente das crenças pessoais.

A Maestria do Reiki é uma opção de vida – aprender a viver plenamente com essa energia e ensinar a utilizá-la.

O objetivo do Mestre de Reiki é tornar-se, ele próprio, o livro de seus alunos.

Maria Helena, atua na forma tradicional e tem o compromisso de honrar os ensinamentos que recebeu de seus Mestres.

Desde 1965 Maria Helena pesquisa os mistérios da vida. Em 1993 no seu encontro com o Reiki esse processo obteve uma aceleração. Hoje, o trabalho na filosofia do Reiki está mais profundo, simples e espiritual (não religioso).

Isso desvenda inúmeras outras possibilidades para despertar a consciência do sagrado na vida.

Em 2002 curiosas sincronicidades a levaram a conhecer SEKHEM – A Cura na tradição Egípcia; foi iniciada como Mestre na Sociedade Brasileira de Mestres de Reiki, pela Mestre Deise Ruas.

Em 2006 fez a formação em Psicoterapia Existencial e Diálogos Terapeuticos com o psicólogo e professor do SAEP, Jadir Lessa.

Em novembro de 2007 depois de outras fortes sincronicidades, conheceu a Filosofia Messiânica onde, depois de outorgada em novembro desse mesmo ano, aprofunda os estudos sobre a presença e influência dos antepassados nos eventos da nossa vida familiar, profissional, financeira , cultural etc.e como “curar” nossas dificuldades a partir desse entendimento.

Em 2008 fez a extensão em Orientação Psicológica na ESAB.

Em 2008 e 2009 dedicou-se aos estudos das propostas terapêuticas do Psiquiatra Irvin Yalom.

Em 2009 finalizou a especialização em Didática do Ensino Superior.

Desde 2006 segue as orientações de SS Dalai Lama e dos Mestres autorizados por ele, especialmente Dongsar Kyentse Rinpoche e Lama Padma Samten.

Coordena de 2002 o “Centro Budista Mandala de Guyasamaja” em Santos que além dos estudos budistas acolhe também a pratica de Reiki e atividades relacionadas a estes temas.

Além de ministrar Cursos de Reiki , promove “rodas de conversa”, escreve semanalmente para o blog encontrrossemanais.blogspot.com, realiza atendimentos individuais para Aconselhamento em Psicoterapia, relaxamento com Reiki, além de estudos dos ensinamentos budistas e treinamentos a partir da visão da Psicoterapia Existencial.

Mestres, herdeiros pessoais:

*Wagner Alves  Uliana, São Paulo- SP iniciado em 2003. Falecido

*Maria Smolka Pinto, Santos-SP iniciada em 2004. Falecida

*Clarice Tobias Saroni. São Paulo-SP, iniciada em 02/junho/2003. Contato: (11) 3672 8450

*Carlos Mascarenhas ,  Serra Negra- SP iniciado em 23/maio/2005. Contato: cemmas3@gmail.com

*Paula Alexandra Martelleto, Campos do Jordao-SP, iniciada em outubro de 2007. Contato: paulamartelleto@gmail.com

*Elizabeth Leinz Lazzaro, Mogi das Cruzes – SP, iniciada em 15/outubro/2011.Contato: (11) 94111 4133

*Ligia Storto Soares, Olímpia – SP iniciada em 8/outubro/2017.Contato: ligiastorto@uol.com.br

*Daniel Siquieroli Vilas Boas, Santos-SP iniciado em 17/janeiro/2018. Contato: vivercomreiki@gmail.com / www.vivercomreiki.com

*Denise Sanches, Campos do Jordão-SP iniciada em 18/agosto/2018. Contato: desanches@ymail.com

Iniciação de Reiki com Mestre Ademir – 15/08/2000

Iniciação Tibetana Ngalso Chag Wang para Mestre de Reiki – 10/01/2001

Iniciação para Mestre de Cura Egípcia Sekhem – 18/07/2002

Ministra Massako e Maria Helena Outorga na Igreja Messiânica – 29/11/2007

Refugio e Nome Budista – Frente

Refugio e Nome Budista – Frente